sexta-feira, janeiro 24, 2014

Entidades afirmam que verba aplicada pelo Detran em campanhas é insuficiente


Enquanto receita cresceu 47,6% de 2012 a 2013, ações educativas receberam 27,85% a mais

Entidades afirmam que verba aplicada pelo Detran em campanhas é insuficiente Ronald Mendes/Agencia RBS
Balada Segura é a principal ação preventiva da autarquia no EstadoFoto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Entidades criticam e consideram baixos os investimentos do Detran em campanhas educativas e de prevenção a acidentes no trânsito. Na quinta-feira, reportagem de ZH mostrou que, no ano em que a autarquia aumentou sua arrecadação em 47,6% e o “lucro” em 151,5%, as despesas com ações de segurança cresceram em ritmo menor: 27,8%, totalizando R$ 15,8 milhões.
Gerente institucional da Fundação Thiago Gonzaga, Ana Maria Dall’Agnese acredita que, para uma redução drástica nas estatísticas de mortes nas estradas, é imprescindível que os valores aplicados sejam maiores.
— A campanha publicitária é importante, mas não é uma propaganda que vai fazer com que as pessoas mudem suas atitudes. Precisamos ir além — destaca Ana Maria Dall’Agnese, gerente institucional da Fundação Thiago Gonzaga.
Para ela, as ações de conscientização devem ocorrer não apenas em operações nas ruas, como o Balada Segura, mas parte de um processo permanente, desde a Educação Infantil:
— Enquanto o  governo não tirar isso do papel, infelizmente vamos nos conformar com os números de mortes no trânsito. Queremos e precisamos de mais investimentos, e o Estado tem dinheiro para fazer mais.
O advogado Pablo Weiss, membro da Associação de Ciclistas de Porto Alegre, reclama do desleixo do Detran com o segmento. Segundo ele, ações voltadas para promover a boa convivência entre carros e bicicletas — que conta com um número crescente de adeptos – praticamente inexistem.
— Muitos acham que lugar de bicicleta é na calçada, junto com o pedestre, e não na mesma pista de rolamento. Não é o que diz o Código de Trânsito Brasileiro — reclama.
Conforme o presidente do Detran, Leonardo Kauer, desde 2010, houve uma queda de 10% nos acidentes com morte nas estradas. Para este ano, a autarquia projeta investir R$ 34,2 milhões em ações e campanhas de educação para o trânsito.
Caixa reforçado
— No primeiro ano em que vigoraram as novas taxas do Detran, a arrecadação do órgão aumentou 47,6% em relação a 2012, alcançando R$ 1,1 bilhão.
— No mesmo período, o superávit (“lucro”) foi de R$ 430 milhões e, ao parar no caixa único, ajudou o Piratini a bancar despesas gerais.
— A autarquia aplicou R$ 15,8 milhões em 2013 em campanhas de educação no trânsito, valor 27,85% superior ao investido no ano anterior.
— O projeto do Piratini que autorizou o aumento das cobranças do Detran elevou algumas taxas cobradas dos motoristas em até 140%.
As finanças da autarquia
Arrecadação
— 2012: R$ 745 milhões 
— 2013: R$ 1,1 bilhão (+ 47,6%)
Despesas
— 2012: R$ 440 milhões
— 2013: R$ 477 milhões (+ 8,4%)
Superávit
— 2012: R$ 171 milhões
— 2013: R$ 430 milhões (+151,5%)
Educação no trânsito
— 2012: R$ 12,3 milhões
— 2013: R$ 15,8 milhões (+ 27,85%)
ZERO HORA

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