terça-feira, dezembro 29, 2015

Direção Defensiva é dever de todos

No trânsito encontramos diversas pessoas, da mais jovem que acabou de tirar sua carteira nacional de habilitação aos 18 anos até o ancião com toda sua experiência, e também pessoas que são prudentes, imprudente, educadas, pacíficas e os nervosinhos.
Com isso, presenciamos e somos informados todos os dias sobre acidentes e milhares de vitimas, principalmente em feriados.
Nesse contexto, podemos destacar quatro princípios que são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito.
O primeiro é a dignidade humana, que consiste no convívio social e o respeito mútuo no trânsito.
O segundo é a igualdade de direitos. Ter a equidade e o respeito às diferenças de cada um. Todos têm direito de dirigir, mas cada um tem o seu jeito diferente de agir.
O terceiro é o da participação, ou seja, toda a sociedade se mobilizar em prol de uma causa positiva ou negativa para formação de leis ou campanhas.
O quarto é o princípio da corresponsabilidade pela vida, são atitudes prevencionistas e respeito ao próximo, valorizar a vida.
Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito.
Os valores, por sua vez, expressam as contradições e conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha.
Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.

Mas, o que é a direção defensiva?
É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade.
Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.
Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com:
Os Veículos;
Os Condutores;
As Vias de Trânsito;
O Ambiente;
O Comportamento das pessoas.
O Condutor defensivo é aquele que adota procedimentos preventivos no trânsito, sempre com cautela e civilidade. Dirige sempre pensando em segurança, em prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
Deve ter:
Conhecimento
• Das leis e normas de trânsito
• Das particularidades do veículo
• Das condições adversas;
Atenção
• A sinalização
• O comportamento dos demais condutores
• Comportamento de pedestres, ciclistas e demais veículos não motorizados
• As possíveis e prováveis condições adversas;
Previsão
Na direção defensiva a Previsão ocorre simultaneamente com a atenção; a exata medida que a Atenção vai mapeando o terreno, o cérebro tenta Prever e Antecipar possíveis acontecimentos, de modo a poder agir prontamente, se necessário, para não ser tomado de surpresa;
Decisão
A Decisão Correta, é a meta da direção defensiva. Uma boa percepção das situações implica um rápido exame das alternativas de ações e na escolha inteligente a tempo de evitar o acidente;
Habilidade/Ação
• Significa operar os controles do veiculo e executar com perícia qualquer manobra básica de condução do veiculo.
As piores ações no trânsito são:
➢ Imprudência
➢ Imperícia
➢ Negligência
A responsabilidade é de cada um, condutores e pedestres. Todos devem se qualificar, respeitar e ter mais paciência no trânsito.
Nas empresas é aconselhável o curso de direção defensiva, informativos ou campanhas de conscientização.

Nenhum comentário: