quinta-feira, junho 16, 2011

Futebol x trânsito: casos envolvendo jogadores

Futebol x trânsito: relembre 25 casos envolvendo jogadores

Fato em evidência é o do ex-atacante Edmundo, condenado pela Justiça e preso pela polícia nesta madrugada em São Paulo

Guilherme Becker | guilherme.becker@rbsonline.com.br
Casos similares ao do ex-atacante Edmundo, preso em São Paulo por causa de um acidente de trânsito, com morte, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1995, são mais comuns do que se pensa no meio futebolístico. A lista de envolvidos é extensa e cheia de famosos e anônimos. Alguns escaparam apenas com ferimentos leves. Outros, ou se feriram gravemente, ou provocaram a morte de terceiros. Ou acabaram como vítimas fatais.

Edmundo é o caso em evidência no momento. Contra ele, esta semana, foi expedido um mandado de prisão por homicídio culposo. Ele havia sido condenado em 1999 e, após ter os últimos recursos negados pela Justiça, foi
detido por policiais em São Paulo nesta madrugada. Na tarde desta quinta-feira, no entanto, a Justiça concedeu habeas corpus ao jogador.

Em 2002, o atacante Guilherme, na época jogador do Corinthians, envolveu-se em um grave acidente próximo a Marília, interior paulista, que resultou na morte de duas pessoas. Quinta-feira passada, dia 9 de junho, Hugo Campagnaro, 31 anos, zagueiro do Napoli, provocou um acidente que vitimou três pessoas, na Argentina.

No Brasil, três dos casos mais trágicos para o mundo esportivo envolveram jogadores da Dupla Gre-Nal. O lateral-esquerdo Everaldo, tricampeão com a Seleção em 1970, faleceu dia 27 de outubro de 1974, aos 30 anos, quando voltava com a família de Cachoeira do Sul para Porto Alegre em seu Dodge Dart — presente de uma concessionária da Capital em virtude do tricampeonato pelo Brasil, no México, título que rendeu uma estrela na bandeira do Grêmio em sua homenagem.

A outra vítima gremista foi Dener, que havia conquistado seu primeiro título como profissional pelo clube gaúcho em 1993 (Gauchão), e morreu prematuramente em um acidente em abril de 1994, no Rio de Janeiro, aos 23 anos. Atacante habilidoso, revelado pela Portuguesa, Dener surgiu como uma das maiores promessas do futebol brasileiro no início dos anos 1990. Era uma promessa, assim como Mahicon Librelato, também atacante, revelado pelo Criciúma e que ganhava projeção no Inter. Ele morreu aos 21 anos após perder o controle do carro que dirigia em uma curva da Avenida Beira-Mar, em Florianópolis.

A lista é vasta. Outros casos, no Brasil e em outros países, são relembrados a seguir:

Gianfranceso Espejo, 23 anos, jogador do Sporting Cristal - o jovem peruano morreu devido a um acidente no Balenário de Máncora, no Peru, no último dia 5 de junho.

Vladislav Piskun, zagueiro do Sevastopol - perdeu o controle do veículo, invadiu a calçada e atropelou a mãe, grávida, e suas duas filhas, de 5 e 2 anos. Todas morreram. Novembro de 2010, Ucrânia.

Lucas Polito, 29 anos, ex-jogador da Ferroviária - morto em acidente em Ibaté, São Paulo. Setembro de 2010.

Lucas Emanuel, 16 anos, do América-MG - morreu em acidente que feriu outros três jogadores, em Itabirito, Minas Gerais. Dezembro de 2010.

João Silva e Pedro Santos, ambos de 18 anos, jogadores do Valonguense, de Portugal - morreram após colidirem o carro em que estavam em outro veículo. Outros três jovens atletas ficaram feridos. Portugal, junho de 2010.

Lucas Roberto de Souza, 16 anos, categoria de base da Portuguesa - morreu em acidente de carro quando voltava de uma festa, com um amigo, em janeiro de 2010.

Hermán Córdoba, 19 anos, e Mario Beltrán, 23, do Atlético Huila - morreram em acidente, em setembro de 2009, na Colômbia.

Jardel, 25 anos, volante do Central de Caruaru - morreu em acidente em Pombos, Pernambuco. Abril de 2009.

Alisson, 30 anos, zagueiro do Salgueiro - morto em acidente em Petrolina, Pernambuco. Abril de 2009.

Amauri Rodrigues da Silva, 21 anos, jogador do Santo André - faleceu após colidir a moto que pilotava em um micro-ônibus. São Paulo, junho de 2008.

Alemão, 23 anos, jogador do Palmeiras - morreu em acidente em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Julho de 2007.

Weverson, 19 anos, goleiro do São Paulo - faleceu junto com a namorada, a jogadora de vôlei Natália Lane, também de 19 anos. O carro era dirigido por outro goleiro do São Paulo, Bruno, que ficou tetraplégico. Agosto de 2006.

Rui Filipe, 26 anos, meio-campo do Porto - morreu em acidente de trânsito, na cidade do Porto, em agosto de 1994.

Alexandre, goleiro do São Paulo - reserva de Zetti na vitoriosa campanha da Libertadores de 1992, faleceu em acidente um mês após o título.

Pará, lateral-direito do Santos - sofreu acidente próximo a Santos em setembro de 2010 e desfalcou o time por um jogo.

Buonanotte, meia-atacante do River Plate - sofreu grave acidente em 2009, no qual três amigos faleceram, e ficou quatro meses fora dos gramados.

Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid - na época jogador do Manchester United, em março de 2009, bateu sua Ferrari em um túnel próximo ao aeroporto de Manchester.
Tevez, atacante do Manchester City - também sofreu acidente na Inglaterra, e teve seu carro apreendido após a polícia descobrir que ele não tinha licença para dirigir no país.

Saha, atacante do Everton - acidentou-se no mesmo túnel que Cristiano Ronaldo, em Manchester, em fevereiro deste ano.

Benzema, atacante do Real Madrid - foi multado em 250 euros nesta quarta-feira, 15 de junho, em Ibiza, Espanha. Ele estava fazendo pegas e dirigido em alta velocidade.

Jakob Schutze, Maik Kegel, Philipp Zeiger, Richard Schone e Yves Diessner, do Dynamo de Dresden - os cinco jovens jogadores do time alemão sofreram grave acidente em agosto de 2009. Dois deles sofreram ferimentos também graves.

David Beckham, 36 anos - estava na carona de um veículo e sofreu acidente sem se ferir, em maio deste ano.

Anderson, do Manchester United, revelado pelo Grêmio - um grave acidente o deixou desacordado dentro do carro em chamas, em Braga, Portugal, em agosto de 2010. O jogador foi salvo por moradores da região.

Nenhum comentário: