terça-feira, dezembro 06, 2011

Top 10 descasos com a Lei Seca

O consumo de álcool é responsável por 40% dos acidentes de trânsito registrados no país. A legislação atual considera alcoolizado o motorista com mais de 6 decigramas de álcool no sangue, o equivalente ao consumo de um copo de cerveja. Mas a CCJ (Comissão de Constituição Justiça e Cidadania) do Senado aprovou, em novembro, projeto de lei que exige teor zero de álcool aos motoristas. Ainda falta sanção da Câmara.
Veja alguns casos envolvendo embriaguez ao volante em 2011:
24/03/10 - Em blitz, Maitê Proença admite ter bebido

A atriz Maitê Proença foi parada pela blitz da Lei Seca em frente ao Copacabana Palace, no Rio e admitiu ter ingerido bebida alcoólica. Ela não fez o teste do bafômetro e estava sem carteira de habilitação. Seu carro foi rebocado.
17/04/11 – Aécio Neves se recusa a fazer teste do bafômetro

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi parado pela Lei Seca no bairro do Leblon, no Rio, e, além de se recusar a fazer o teste do bafômetro e ser multado em R$ 957,70, estava com a habilitação vencida. O parlamentar chamou um amigo para dirigir a Land Rover que guiava e foi liberado.
09/07/11 – Advogada morre em acidente entre Porsche e Tucson
Acidente envolvendo dois carros de luxo no Itaim Bibi, em São Paulo, culminou na morte da advogada baiana Carolina Menezes Cintra Santos, 28 anos. De acordo com a polícia, Carolina dirigia uma Tucson na rua Bandeira Paulista, furou o sinal no cruzamento com a rua Tabapuã e foi atingida pelo Porsche do engenheiro Marcelo Malvio de Lima, 36, que vinha a cerca de 116 km/h, numa via em que a velocidade máxima é de 60 km/h. A advogada morreu na hora.
Ainda segundo a polícia, Marcelo dirigia embriagado. Ele foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar).
23/07/11 – Jovem morre após ser atropelado por Land Rover

O administrador de empresas Vítor Gurman, 24 anos, morreu após ser atropelado por um Land Rover na rua Natingui, Vila Madalena, na capital paulista. Ele voltava a pé para casa depois de uma festa quando foi atingido pelo veículo.
A nutricionista Gabriella Guerrero retornava de uma casa noturna com o engenheiro Roberto de Souza Lima, seu namorado e dono do carro, quando perdeu o controle da direção. Laudo do IC (Instituto de Criminalística) aponta que o jipe estava a 57 km/h no local do acidente. Na via, o limite de velocidade é de 30 km/h.
Segundo a polícia, no dia do acidente Gabriela se negou a fazer o teste de bafômetro e também o teste de dosagem alcoólica, mas realizou o exame clínico no qual foi constatado que estava alccolizada. A nutricionista foi indiciada sob suspeita de homicídio doloso (quando há intenção de matar).
30/08/11 – Habilitação de Caio Castro é apreendida
Caio Castro foi outro ator que teve a carteira de habilitação apreendida durante uma blitz da Operação Lei Seca na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O ator se recusou a fazer o teste do bafômetro e teve de pagar uma multa no valor de R$ 957,70, além de responder a um processo administrativo do Detran. Já o carro do global, uma BMW, foi liberado depois que ele apresentou outro motorista para conduzir o veículo.
17/09/11 – Motorista atropela e mata mãe e filha em frente a shopping
Mãe e filha morreram atropeladas na Marginal Pinheiros, em São Paulo, quando saíam do Shopping Villa-Lobos. O auxiliar bibliotecário Marcos Alexandre Martins , autor do crime, foi preso em flagrante com sinais de embriaguez logo após o acidente, mas teve a prisão relaxada pela Justiça no dia 3 de outubro.
A dona de casa Miriam Baltresca, de 58 anos, e a filha dela, a advogada Bruna Baltresca, 28, estavam na calçada caminhando até o carro quando foram atingidas pelo Golf de Marcos. Segundo a polícia, o ponteiro do veículo travou marcando 100 km/h. O limite de velocidade na pista local da Marginal Pinheiros é de 70 km/h.
Rafael Baltresca, 31, que perdeu a mãe e a irmã no acidente, lançou o site www.naofoiacidente.org com a intenção de reunir 1,5 milhão de assinaturas para propor um projeto de lei que estabeleça prisão para quem comete crimes por dirigir alcoolizado.
22/10/11 – Motorista embriagado mata dois garis atropelados

Dois garis morreram e um terceiro ficou gravemente ferido após terem sido atropelados por uma caminhonete Toyota Hilux na Marginal Pinheiros, em São Paulo. O motorista do veículo, que apresentava sinais de embriaguez, foi detido e indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar).
O acidente ocorreu no trecho que dá acesso à ponte Engenheiro Ary Torres, na região do Morumbi, zona sul de São Paulo. O motorista da caminhonete, um bancário de 32 anos, teria perdido controle do veículo e atingido os garis enquanto eles trabalhavam.
O condutor do veículo confessou aos policiais que estava voltando de uma festa, onde teria ingerido bebida alcoólica.
18/11/11 – Atleta morre após ser atropelado em racha
Racha disputado em Campinas, interior de São Paulo, terminou com a morte do professor de jiu-jítsu Kaio César Alves Muniz Ribeiro, 23 anos. O professor havia saído da casa da namorada e estava na calçada quando o Audi A3 preto da empresária Adriane Aparecida Pereira Diniz Ignácio de Souza o acertou. Adriane estava acompanhada de um passageiro de 24 anos e disputava corrida em via pública com o também empresário Fabrício Narciso Rodrigues da Silva, condutor de um Camaro amarelo.
Adriane concordou em realizar o teste do bafômetro quatro horas após o acidente. O resultado foi 0,42 de miligrama de álcool por litro de ar expelido, número acima do permitido pela lei (0,3 de miligrama por litro. No Audi A3, policiais encontraram uma garrafa e uma lata de cerveja. A dupla chegou a ser presa, mas foi beneficiada por um habeas corpus.
21/11/11 – Casal de namorados é atropelado por motorista embriagado
Um jovem de 18 anos perdeu o pé e foi submetido a uma cirurgia após ser atropelado por um motorista que estava alcoolizado. O crime aconteceu no bairro Alípio de Melo, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O condutor foi autuado por tentativa de homicídio.
O rapaz voltava de uma festa de aniversário com a namorada e outras quatro pessoas. O grupo caminhava ao lado da mureta central da avenida João Paulo I quando uma kombi que vinha no sentido contrário acelerou e, após passar em um quebra-molas, atingiu Vinícius de Assis.
Depois de comprovada a embriaguez por meio do teste do bafômetro, segundo a Polícia Civil, o condutor foi autuado por tentativa de homicídio com dolo eventual.
23/11/11 – Motorista alcoolizado causa três mortes na Bahia
Um motorista provocou a morte de três pessoas que estavam em uma caminhonete na BR-242, oeste da Bahia. Ele invadiu a pista no Km-860 da rodovia. À polícia, o condutor admitiu que bebeu uma latinha de cerveja, mas minimizou o fato. “Não bebi tanto assim”, declarou.
O teste do bafômetro apontou o valor de 0,60 miligrama de álcool por litro de ar expelido, superior ao permitido por lei. Testemunhas chegaram a iniciar um movimento de linchamento e a Polícia Militar foi acionada para conter a situação. O motorista foi autuado.

Nenhum comentário: