sábado, janeiro 14, 2012

Cuidado redobrado ao dirigir na chuva

 

O verão já está aí e, com ele, as altas temperaturas que acabam acarretando em muitas e muitas nuvens escuras e carregadas.
Se puder, evite sair do local em que está, principalmente em caso de chuva forte. Em outros casos, você pode até pegar o seu carro, porém, redobrando a atenção, ligando o para-brisa e, principalmente, os faróis. Assim, você fica mais visível para os outros carros, guiando os outros motoristas pelas suas luzes, mantendo uma distância segura e evitando colisões.
Em momento algum, deve-se ligar o pisca-alerta com o carro em movimento. Sua correta utilização é fundamental para sinalizar aos demais motoristas que o seu veículo encontra-se parado por alguma falha ou apenas sinalizando um possível problema na pista. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio do artigo 251, parágrafo 1º, prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência. Por tanto trafegar com ele em funcionamento constante é um erro.
É muito provável que os vidros do carro embacem e isso acontece pela diferença de temperatura dentro e fora do carro, além do excesso de umidade da chuva. Tenha sempre uma flanela limpa e seca no porta-luvas para passar do lado de dentro do vidro quando isso acontecer. Evite usar as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação.
Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas, lembre-se de que os outros motoristas que estão ao seu redor também estão com dificuldades de visão. Por isso, ande devagar.
Os pneus ficam bem menos aderentes no asfalto com a pista molhada, que acaba ficando escorregadia com a mistura de óleo, poeira e fuligem. A aquaplanagem é o que acontece quando o carro atravessa uma “lâmina” de água e os pneus perdem o contato com a pista. Para identificar se existe tendência a esse fenômeno, repare, pelo retrovisor, a marca deixada pelos pneus na pista molhada. Se estiver visível, o risco é baixo. Se não estiver tão nítida, cuidado: reduza a velocidade. Sem o controle do carro, o motorista vira um mero passageiro. Nessa situação, não é recomendado frear, acelerar, tampouco virar o volante (mesmo porque não existe tração). Melhor é tirar o pé do acelerador e manter o volante firme e reto. Depois, preste muita atenção, já que os pneus podem recuperar a tração em momentos diferentes e o veículo ser puxado para um dos lados, provocando acidentes. Se o que vai acontecer numa aquaplanagem é loteria, ajudar a prevenir está em suas mãos.
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