sábado, janeiro 14, 2012

A Distração é Inimiga da Direção

 

 
A distração é um mal que não escolhe hora e nem lugar pra nos dominar: pode ser em casa, no trabalho e, muitas vezes, no trânsito.
Dirigir enquanto se está distraído é uma arte perigosa e pode resultar em acidentes. Veja alguns motivos que podem fazer com que você deixe de prestar atenção enquanto está dirigindo: conversas ao telefone, empolgação com músicas envolventes, hábitos alimentares, envio de mensagens e acesso a redes sociais e, para algumas mulheres, o hábito de se maquiar ao volante.
Estudos feitos pela National Highway Traffic Safety Administration mostram que a condução distraída é a principal causa de acidentes nos Estados Unidos. Essas distrações podem ser classificadas em três categorias: manual (quando as mãos do condutor não estão no volante), visual (quando os seus olhos estão fora da estrada, observando o painel do carro, por exemplo) e cognitiva (quando a cabeça do motorista está no “mundo da lua”).
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. Já no Brasil, foi constatado, que em 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 185 milhões no atendimento às vítimas.
O celular é, sem dúvida, a maior causa de distração no trânsito. Entre os motoristas que enfrentaram alguma situação de risco enquanto dirigiam, 23% disseram que falavam ao celular ou tentavam atender o aparelho – contra 19% por distração externa, 12% ao tentar mexer no aparelho de som, 8% ao conversar, 5% por buscar objetos na bolsa e outros 5% por dirigir alcoolizado.
Além dos riscos de sofrer um acidente, dirigir falando ao celular é considerado uma infração de trânsito média, sujeita a multa.

Nenhum comentário: