sábado, janeiro 14, 2012

Se for de bicicleta, vá com segurança!

 

Não é mais novidade para ninguém que andar de bicicleta faz bem à saúde. Mas, como se locomover sobre duas rodas no trânsito de uma cidade grande com segurança?
O segredo é estar sempre visível para os motoristas, apontam especialistas. O uso de roupas coloridas e adesivos refletivos na bicicleta e no capacete já é um diferencial.
Os carros se comunicam por meio de luzes, mas, ao conduzir uma bicicleta, os sinais precisam vir do seu corpo. Use seus braços para sinalizar uma curva ou informar um possível problema. É obrigação sua mostrar para o motorista de trás o que você pretende fazer. Seja defensivo sempre!
Andar no mesmo sentido dos carros e prestar atenção a todos que estão ao seu redor são regras básicas. Evite falar ao celular ou usar aparelhos sonoros.
Esteja sempre com a paciência preparada para ouvir reclamações e exclamações mal educadas de motoristas. Infelizmente, ainda não é todo mundo que respeita a bicicleta como um veículo que tem direito de transitar livremente.
Aja com prudência e, se necessário, converse com outros ciclistas ou motoristas que estão compartilhando a pista. Não se esqueça de verificar as condições da sua bike antes de cair para o asfalto.

Nenhum comentário: